Contato

Contato

TERV MORADA DO SOL

Descalvado, SP.
Morada do Sol é um bairro periférico da cidade de Descalvado, no Estado de São Paulo. E, como tal, congrega dezenas de famílias mantidas por trabalhadores que lutam com dificuldades. Sempre foi meu grande desejo criar núcleos de Teatro Educativo em locais menos favorecidos, procurando levar o Conhecimento àqueles que não possuem meios materiais para adquiri-lo. Assim o fiz na Baixada Santista, com entidades de assistência a crianças carentes. Com minha mudança para Descalvado, em busca desse ideal,  elaborei este projeto, numa ação totalmente voluntária que permaneceu de 2004 a 2010, com apoio da Prefeitura Municipal de Descalvado-SP, através da  Divisão de Cultura e da Secretaria de Assistência e Promoção Social. Eis a íntegra do Projeto Morada do Sol:
Objetivos:
Proporcionar a crianças e jovens ensinamentos de Teatro Educativo e, através desse procedimento, levar-lhes informações artísticas e culturais diversas e promover entre eles o gosto pela leitura.
Também são objetivos deste Projeto a integração comunitária dos participantes do Núcleo, na promoção do desenvolvimento social e de cidadania, a auto-afirmação na presença valorizada no seio da sociedade da qual fazem parte, o prazer de sentirem-se úteis e aplaudidos independente de suas condições de raça,  sociais, religiosas e econômicas.
Público Alvo:
Crianças e jovens residentes no bairro Morada do Sol, da cidade de Descalvado-SP.
Aula de leitura.
Desenvolvimento e Cronograma:
 Conteúdo Programático (o exercício de Cidadania)
      - Exercícios de Teatro Educativo;
      - Criação coletiva de show infantil;
      - Informações gerais sobre literatura, artes e cultura;
      - Informações gerais sobre higiene pessoal, saúde, comportamento etc;
      - Exercícios de leitura;

      - Montagens de peças teatrais.
Metodologia
      -  Aulas totalmente práticas, com atendimentos individuais;
      - Aulas expositivas, com leitura e interpretação de textos literários e informativos;
      - Participação dos integrantes do Núcleo em eventos culturais, artísticos ou sociais da      comunidade;

Essa participação poderá ser ativa, quando os participantes farão parte da ação do evento, ou passiva, quando o Núcleo apenas far-se-á presente. É importante salientar que essas participações somente acontecerão quando os eventos puderem trazer algum benefício de aprendizagem aos nossos alunos.
Carga Horária:
       - Aulas aos sábados, das 10:00h às 12:00h.
Duração do Projeto:
       - Indeterminado.
 Apresentação de dança.
Custos do Projeto:
Como este Projeto não possui patrocínio, pois trata-se de ação voluntária, os seus custos  serão cobertos, na medida das possibilidades, através de contribuições buscadas na própria comunidade, em empresas diversas, em órgãos públicos e através de doações de pessoas interessadas em colaborar. A venda do CD-R com o curso Didática do Teatro Educativo foi uma forma de contribuição para a manutenção deste trabalho. Não atingiu o buscado.
Divulgação do Projeto:
Através de todos os meios possíveis.
No gabinete do Prefeito José Carlos Calza.
Materiais e Outros:
- Cada criança ou jovem recebia gratuitamente uma pasta para guarda de materiais impressos para estudos e textos diversos. Esse material impresso, esses textos, eram xerografados e distribuídos gratuitamente, muitos dos quais para exercícios de motivação à leitura.
- Com o auxílio de Empresas, cada criança recebia uma camiseta com o logotipo do Núcleo, para uso em eventos especiais.
- Todo primeiro sábado de cada mês, cestas básicas foram sorteadas aos alunos que não faltaram no mês anterior.
- E outros objetos de utilidade educacional, de aprendizagem etc.


As crianças cantavam em homenagem a quem as visitava.

 
 
O Núcleo TERV Morada do Sol contava em 2009 com cerca de 60 participantes na faixa etária de 3 a 15 anos. Em 2010, por absoluta falta de apoio e recursos, parou suas atividades. 

TERV na Câmara Municipal de Descalvado - Os palhacinhos.
 
 
 
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário