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PROJETOS

Shows Infantis

Com o objetivo principal de levar entretenimento saudável às crianças, desenvolvemos vários shows com nossos alunos. Nosso elenco, com cerca de trinta artistas na faixa etária dos quatro (4) aos vinte (20) anos, tinha em mente que o importante era fazer cada criança da 'platéia' extremamente feliz nos momentos de cada apresentação. Ocorria a interação do show com a criançada. Através de brincadeiras, músicas e expressão corporal, o show tornava-se um todo, um bloco fantástico de risos e beijos. Palhaços, bonecas, bichinhos, moleques, todos faziam a festa da vida da qual, pelos menos naqueles instantes, crianças carentes com poucos motivos para o sorriso participavam como num conto de fadas e de magos.

Numa dessas apresentações, na instituição denominada "CASA DA VOVÓ ANITA", na cidade de Santos/SP, uma religiosa que cuidava das crianças visitantes emocionou-se e, abraçando e beijando cada integrante do TERV, dizia: "Deus trouxe Luz a cada um de vocês. E as minhas crianças, pela primeira vez, conseguem gargalhar com tanta espontaneidade. Vocês são os verdadeiros pequenos anjos...".
A "Casa da Vovó Anita" é uma espécie de hotelzinho que, com muito amor, gratuitamente, oferece hospedagem a crianças carentes internadas em entidades assistenciais de qualquer ponto do Brasil
Mas o TERV também apresentou seus shows infantis em escolas particulares e clubes em geral.  E, a partir de 1972, animou muitas festas de aniversário; pioneirismo. O TERV apresentou cerca de duas centenas de shows, de 1972 a 1986.

Manhãs de Recreio

Os integrantes mais velhos (em idade) do TERV, ou seja, os  jovens a partir dos doze anos de idade, foram treinados por mim para a realização de cada 'Manhã de Recreio'. Exercícios de mímica/expressão corporal, de desenho e pintura (aquarela), dramatização, dança etc, compunham o plano de atividades. Essas 'manhãs' eram realizadas em horários pré-definidos com as entidades assistenciais, clubes e escolas,  no próprio local das crianças. No caso de creches, as 'manhãs' eram realizadas em horários estabelecidos pela Direção de cada entidade. Quando de programação em entidades assistenciais, o TERV fornecia todo o material necessário à realização das 'manhãs'; nada era cobrado.



PROJETO PEDAGÓGICO PARA NÚCLEOS
TERV – TEATRO EDUCATIVO “ROBERTO VILLANI”
Introdução: A Filosofia do TERV – TEATRO EDUCATIVO
“ROBERTO VILLANI”
O homem é um ser dual. Melhor explicando, ele se manifesta em dois planos: o físico e o mental. O plano mental tem sua manifestação através do intelecto, por onde os processos filtram os impulsos humanos e geram as vibrações necessárias à própria sobrevivência do homem. O plano físico tem sua manifestação no processo orgânico, através do qual o homem se expressa e ocupa um lugar material no espaço. No mental, as funções fundamentam-se na criatividade, memória e raciocínio. No físico, as manifestações ocorrem por vias orgânicas, como os sentidos físicos, a coordenação motora e a expressão (área de conclusão da manifestação).
Entretanto, para que haja perfeita sintonia, para que o homem se manifeste em toda a extensão do seu poder físico e mental, é necessário equilíbrio perfeito entre ambos os planos. O homem é um ser dual por processo natural; não podemos dividi-lo como o faríamos a um fruto qualquer: casca e miolo. No caso do ser humano, casca e miolo são inseparáveis, partes de um todo, que devem cumprir suas tarefas de manifestação através de perfeito equilíbrio. Na manifestação objetiva (expressão), os processos se interligam. Os sentidos físicos e a coordenação motora são tão mentais quanto memória e raciocínio. O próprio desenvolvimento físico depende do mental e vice-versa. Mente e corpo a serviço da manifestação humana; ambos se completam.
Toda manifestação humana deve representar o equilíbrio entre os dois planos. A expressão e a manifestação exterior, objetiva, materializada. A manifestação de um marceneiro, por exemplo, é expressa por seu trabalho, por sua habilidade técnica e artística. Numa análise elementar, superficial, podemos dizer que a técnica é própria do plano físico porque é concreta em sua manifestação. Já a arte é produto do complexo mental, abstrato. A técnica pode-se ver, medir, calcular matematicamente. A arte só pode ser sentida, contemplada com os 'olhos da mente'. Porém, não há técnica sem arte, nem arte sem técnica. Se ambas se desassociam, então manifesta-se o desequilíbrio entre os planos. E o marceneiro será um mau profissional, ou porque não é um técnico em sua arte, ou porque sua técnica não é artística. O equilíbrio para determinada função expressiva é o que, no campo psicológico, chamamos de vocação. A filosofia do Teatro Educativo sustenta-se exatamente na proposta de proporcionar à criança e ao adolescente as possibilidades de desenvolverem instrumentos físicos e mentais de maneira a promover, da melhor forma possível, o equilíbrio entre os planos mencionados. Utilizando objetos reais de seu próprio ambiente. A fantasia, própria da mente infantil, será o acaso da imaginação que não deteriora o produto verdadeiro de suas vidas. É brincar com verdade para enfrentar os conflitos comuns a todos nós.
Justificativa: A Importância do Teatro na Construção do Caráter
Humano
Através da História, através das experiências no campo educacional, temos observado o valor do teatro como instrumento de real importância e eficácia na construção do caráter e intelecto humanos. Na Idade Média, por exemplo, alunos de colégios religiosos, na Itália principalmente, interpretavam textos litúrgicos denominados “Laudi”. Essas interpretações tinham como objetivo principal a louvação de santos, mas também de conduzir os jovens aos preceitos da moralidade.Nessa mesma época, e com idênticas finalidades, os sacerdotes europeus preparavam peças litúrgicas chamadas de “Moralidades” e “Mistérios”, com as quais procuravam educar os fiéis de acordo com os princípios religiosos de então.
No século XVI, mais uma vez o teatro serviu de instrumento educativo. O Padre José de Anchieta, notável vulto histórico por suas realizações no Brasil, introduziu o teatro como ferramenta de trabalho na catequese dos nossos índios. E ninguém poderá negar o valor dos famosos “Autos de Anchieta” e dos “Diálogos Dramáticos” escritos por esse jesuíta e com os quais o indígena brasileiro era educado.
Século XX – e o teatro tendo acompanhado a vertiginosa evolução de toda a atividade humana, hoje, mais do que nunca, presta excelentes serviços à humanidade. Dele, do complexo mecanismo do teatro, o Dr. Jacob Levy Moreno, outrora adolescente estudante de medicina em Viena e que representava com crianças nos jardins de Augarten, criou o psicodrama. Psicodrama é uma técnica de expurgação dos males psíquicos, largamente usada pela moderna psiquiatria ainda hoje. Nessa técnica, o paciente é o ator na interpretação dramática de seus próprios problemas.
Não existe mais dúvidas no que diz respeito à arte dramática no seu mister de comunicação efetiva. A transmissão da mensagem ao espectador ocorre de imediato. A presença viva do ator no palco e a ambientação criada pelo desenrolar da peça permitem a passagem direta dos fatos apresentados a quem assiste. A interpretação das imagens, que são colocadas aos olhos da platéia pelo espetáculo em si e que são esmiuçadas em sua prévia análise pelos atores, obedece aos fundamentos de tempo, filosofia e espaço. Teatro é tridimensional; eis a sua legítima força. Tanto ator como espectador são privilegiados, pois têm diante de si condições extraordinárias de assimilação completa e real de um espetáculo dramático. No que se refere ao espectador, este não terá maiores problemas ou dificuldades na identificação da dialética do texto ou na visão plástica da montagem. Tem tudo à sua frente, próximo, numa imagem viva, real e até palpável se assim o desejar. Dessa forma, pela atenção que necessariamente destina a cada palavra, a cada gesto, o espectador registra um conjunto de impressões e emoções que permanecerá vivo em sua mente até a absorção total pelo subconsciente.
Já na preparação do elenco, pelas próprias obrigações de caracterização do personagem e pela necessidade da análise do contexto, o ator desenvolve-se tanto psicológica quanto intelectualmente.
Em se tratando de Teatro Educativo, principalmente praticado por crianças e jovens, essa idéia efetiva de privilégio assume importância além da expectativa normal. Isso porque a arte dramática aplicada em crianças e em jovens, por pessoas de comprovada capacidade e técnica, irá fornecer às mentes em processo de formação elementos básicos e determinantes para a definitiva personalidade. E isso se torna importante por ter a criança a mente em desenvolvimento e por ser, essa mente, um arquivo indefeso no registro de suas  observações diárias.

Objetivos gerais

Proporcionar a crianças e adolescentes ensinamentos de Teatro Educativo e, através desse procedimento, levar-lhes informações artísticas e culturais diversas, levá-los aos palcos como atores e atrizes, promovendo-lhes a inclusão social e cultural, e, ainda, fomentar entre eles o gosto pela leitura. Proporcionar-lhes a integração comunitária, na promoção do desenvolvimento social e de cidadania, a auto-afirmação na presença valorizada no seio da sociedade da qual fazem parte, o prazer de sentirem-se úteis e aplaudidos independente de suas condições de raça,  sociais, religiosas e econômicas.
1  - Objetivos Educacionais:
Tendo-se como núcleo do agenciamento curricular a criança e o adolescente em relação ao Monitor, os objetivos gerais correspondem às aspirações educacionais mais generalizadas. Compõe-se o quadro de objetivos gerais das premissas dominantes, sob as quais as regras são delineadas e adotadas. Uma visão superior é prometida neste enfoque, estabelecendo-se os princípios mais altos (não longínquos) da aspiração educacional, no que se refere exclusivamente à criança e ao adolescente, como um comboio férreo cujo veículo de tração é a dramatização. Submete-se à apreciação consciente dos diversos valores reais, no propósito geral de assumir, o Teatro Educativo, certa liderança no conjunto das tarefas imprescindíveis à educação integral das crianças e dos adolescentes. Abaixo se registra os objetivos educacionais mais marcantes:
1.1  - desenvolvimento integral e harmônico do aluno (criança/adolescente);
1.2  - a descoberta de si mesmo, no que concerne ao aluno, em relação ao seu mundo social;
1.3  - auto-valorização no conjunto grupal das participações;
1.4  - auto-realização;
1.5  - integração no meio ambiental.
2  - Objetivos Específicos :
Observamos, no item anterior, o quadro de valores globais na distribuição dos objetivos do Teatro Educativo. Entretanto, não podemos esquecer as necessidades pedagógicas em relação ao indivíduo, sem o que não atingiríamos a meta principal. As necessidades individuais são constantes do princípio que estabelece providências de caráter imediato. É no aperfeiçoamento das moléculas que se forma integralmente o corpo.
Assim, dentro dessa filosofia, equacionamos os diversos pontos básicos para os objetivos específicos:
2.1  - no campo psico-social:
-  autodescoberta;
-  integração ambiental adequada;
-  relacionamento social adequado;
-  desenvolvimento da cooperação;
-  desenvolvimento da responsabilidade;
-  autodisciplina;
-  desinibição etc
2.2 - no campo da aprendizagem:
-  desenvolvimento das potencialidades físico-mentais;
-  desenvolvimento da expressão e comunicação;
-  desenvolvimento da psicomotricidade;
-  reconhecimento dos recursos naturais e a maneira de colocá-los em prática;
-  aquisição de atitudes de higiene e respeito ao próprio corpo físico;
-  aquisição de atitudes de higiene e respeito ao próprio corpo mental;
-  aquisição e desenvolvimento das funções de liderança positiva;
-  aquisição de conhecimentos sobre espaço, tempo e ritmo;
-  desenvolvimento da consciência crítica, sintética e analítica;
-  reconhecimento do espaço próprio em razão do espaço alheio;
-  reconhecimento da importância da participação individual no contexto grupal;
-  desenvolvimento das potencialidades intelectuais de raciocínio, percepção, criatividade etc.
3  - Objetivos Consequentes (Monitores):
Contudo, os objetivos em registro não poderão ser divorciados das necessidades docentes. É o Monitor (e o Núcleo), no sentido tridimensional da ação, a terceira evidência no processo NÚCLEO-CRIANÇA/ADOLESCENTE-MONITOR. Assim, registramos os propósitos conseqüentes e específicos, que se nos apresenta num sentido de reversão, isto é, a experiência parte do campo discente em retorno ao Monitor.
Melhor explicando: o Monitor adquire conhecimentos teórico-práticos, desenvolve o seu trabalho com recursos próprios e proporciona, a si mesmo, automaticamente, a análise dos resultados. Destarte, além de oferecer recursos aos educandos e à própria formação, dá-se possibilidades aos mestres de avaliarem o processo, além da promoção do Teatro Educativo ao seu verdadeiro posto na formação integral da criança e do adolescente.
Eis os objetivos conseqüentes:
3.1  - proporcionar recursos didático-pedagógicos aos Monitores, como complementação dos recursos já existentes;
3.2  - proporcionar experiências agradáveis e úteis (sócio-recreativas/educativas), como revisão, através de outros aspectos, dos exercícios próprios do Teatro Educativo;
3.3  - desenvolver a integração global TEATRO EDUCATIVO-FAMÍLIAS-COMUNIDADE;
3.4  - promover o aproveitamento dos recursos humanos grupais (docente / discente / familiar / comunitário), pondo em evidência a contribuição que cada membro possa oferecer ao conjunto de finalidades;
3.5  - divulgar novas técnicas para a aplicação de exercícios dramáticos educativos e para montagens de peças teatrais adequadas com crianças e adolescentes;
3.6  - especializar, de um modo global, o Monitor no que se refere às técnicas gerais do Teatro Educativo.
4  - Objetivos Sociais (comunitários):
O retorno que se objetiva a partir da aplicação amadurecida das técnicas de Teatro Educativo é a instituição de grupos infanto-juvenis alicerçados em valores condizentes com os sentimentos de pura solidariedade, de consciência comunitária, de paz, que hoje tanto almejamos.
Fundamentos
Para atingir os objetivos, as atividades do TERV Santos e do TERV Descalvado estão solidificadas em dois eixos:
1.- Eixo de formação cultural;
2.- Eixo de aplicação artística.

1. EIXO DE FORMAÇÃO CULTURAL


1.1 Desenvolvimento e Cronograma:

1.1.1 Conteúdo Programático

-   Exercícios de Teatro Educativo;
-   Criação coletiva de show (danças, performances etc);
-   Informações gerais sobre literatura, artes e cultura, meio ambiente;
-   Informações gerais sobre higiene pessoal, saúde, comportamento etc;
-   Exercícios de leitura;
-   Elementos da História do Teatro;
-   Práticas de cinema;
-   Montagens e apresentações públicas de peças teatrais.

 1.1.2 Metodologia

-              Aulas totalmente práticas, com atendimentos individuais;
-              Aulas expositivas, com leitura e interpretação de textos literários e informativos;
-              Palestras com temas essenciais à formação integral da criança e do adolescente;
-              Participação dos integrantes do Núcleo em eventos culturais, artísticos ou sociais da      comunidade. Essa participação poderá ser ativa, quando os participantes farão parte da ação do evento, ou passiva, quando o Núcleo apenas far-se-á presente. É importante salientar que essas participações somente acontecerão quando os eventos puderem trazer algum benefício de aprendizagem aos nossos alunos.

2. EIXO DE APLICAÇÃO ARTÍSTICA


2.1 Montagens teatrais

A cada ano, os Núcleos selecionarão elencos entre seus participantes, para 3 a 4 montagens de textos teatrais. Esses textos deverão conter informações de temas adequados aos objetivos do TERV, nos gêneros infantil e infanto-juvenil. As músicas selecionadas para compor essas montagens poderão ser compostas exclusivamente para espetáculos dos Núcleos ou aproveitadas composições nacionais ou internacionais, respeitando-se a legislação em vigor.
É viável o aproveitamento de sugestões de patrocinadores quanto a temas para elaboração de textos teatrais para uso exclusivo dos Núcleos TERV.
As apresentações, gratuitas, darão prioridade à escolas, à entidades de assistência à criança e ao adolescente, à instituições de idosos e à solicitações de patrocinadores.
Os espetáculos, se conceituados de níveis adequados, poderão participar de festivais de teatro.
Carga Horária:
-  De 2 (duas) a 8 (oito) horas semanais.
Duração do Projeto:
-  Indeterminado.
Divulgação do Projeto:
-  Através de todos os meios possíveis – jornal, rádio, televisão, Internet etc.
Inscrições
A inscrição dos integrantes dos Núcleos TERV de Santos e de Descalvado acontece de janeiro a junho de cada ano, considerando-se a faixa etária de 6 a 17 anos.  Não haverá seleção por nível social, econômico, de cor, de religiosidade, de deficiência física ou mental. Evidentemente, dar-se-á prioridades aos mais carentes evocando os princípios da inclusão social e cultural.
O preenchimento da ficha de inscrição deverá conter todos os dados informativos do inscrito, tais como nome completo, nome do pai e da mãe, data e local do nascimento, escolaridade, nome, endereço e telefone da escola, endereço completo, telefone, e-mail (se tiver) e informações a respeito da saúde física e mental. No ato da inscrição, é obrigatória a presença do pai, ou da mãe ou de responsável.
Conclusão
Sabemos dos vários conflitos pelos quais crianças e adolescentes passam. Por outro lado, conhecemos, ainda que noções, as imensas dificuldades que eles teem para superar as grandes dificuldades que a vida impõe, muitas vezes sem instrumentos que os auxiliem na reconstrução de seus julgamentos. Chegamos, enfim, à conclusão de que, embora seja praticamente impossível alcançarmos o chamado estágio edênico, podemos lutar por melhores condições na formação integral das nossas crianças e dos nossos adolescentes.
Nosso ideal, implícito neste projeto, é despertar interesse em relação ao Teatro Educativo, não como prática essencialmente recreativa, mas como o indispensável acessório cultural que viria complementar os processos da formação integral da crianças e do adolescente.
O Teatro Educativo é o veículo pelo qual as imagens negativas são purgadas da mente humana. É a plataforma na qual a criança, em toda a plenitude de sua liberdade e espontaneidade, encontra as possibilidades para ter a satisfação de criar e ser aplaudida, além de mostrar, com alegria, a sua imensa importância no âmbito social de sua comunidade.

A arte reflete a vida. O teatro é uma forma de expressão da arte. Logo, o teatro imita a vida. Imitar seria, então, negativo? Uma forma errada de se apresentar ou representar fatos? Claro que não se imitamos aquilo que é bom, que é sadio. E nessa premissa, principalmente, baseamo-nos para determinar o Teatro Educativo como efetivo veículo de formação e orientação.
Aristóteles assim disse: “O instinto de imitação está implantado no homem desde a infância e uma das diferenças entre ele e os outros seres vivos é que ele, o homem, é a mais imitativa de todas as criaturas...”.
No Teatro Educativo, o Monitor pode estabelecer as regras da correta imitação. Estabelece o treinamento para a reformulação das imagens mentais, o que reduz os riscos da formação das nódoas mentais. Através do Teatro Educativo, a criança e o adolescente moldam-se, definem-se, exploram a auto-expressão, mostram-nos gostos e atitudes. Atuam como artista elevando a autoestima, a autovalorização, na certeza de que pode lutar por oportunidades na vida.  Em outras palavras, no Teatro Educativo a criança e o adolescente- 7 -

desinibem-se, sociabilizam-se, tem o privilégio da opção e desenvolvem plenamente suas potencialidades criativas. 
 








                                                                     

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