Shows Infantis
Com o objetivo
principal de levar entretenimento saudável às crianças, desenvolvemos vários
shows com nossos alunos. Nosso elenco, com cerca de trinta artistas na faixa
etária dos quatro (4) aos vinte (20) anos, tinha em mente que o importante era
fazer cada criança da 'platéia' extremamente feliz nos momentos de cada
apresentação. Ocorria a interação do show com a criançada. Através de brincadeiras,
músicas e expressão corporal, o show tornava-se um todo, um bloco fantástico de
risos e beijos. Palhaços,
bonecas, bichinhos, moleques, todos faziam a festa da vida da qual, pelos menos
naqueles instantes, crianças carentes com poucos motivos para o sorriso
participavam como num conto de fadas e de magos.
Numa dessas
apresentações, na instituição denominada "CASA DA VOVÓ ANITA", na
cidade de Santos/SP, uma religiosa que cuidava das crianças visitantes
emocionou-se e, abraçando e beijando cada integrante do TERV, dizia: "Deus
trouxe Luz a cada um de vocês. E as minhas crianças, pela primeira vez,
conseguem gargalhar com tanta espontaneidade. Vocês são os verdadeiros pequenos
anjos...".
A "Casa da Vovó
Anita" é uma espécie de hotelzinho que, com muito amor, gratuitamente,
oferece hospedagem a crianças carentes internadas em entidades assistenciais de
qualquer ponto do Brasil
Mas o TERV também
apresentou seus shows infantis em escolas particulares e clubes em geral.
E, a partir de 1972, animou muitas festas de aniversário; pioneirismo. O TERV apresentou cerca de duas centenas de
shows, de 1972 a 1986.
Manhãs de Recreio
Os
integrantes mais velhos (em idade) do TERV, ou seja, os jovens a partir
dos doze anos de idade, foram treinados por mim para a realização de cada
'Manhã de Recreio'. Exercícios de mímica/expressão corporal, de desenho e
pintura (aquarela), dramatização, dança etc, compunham o plano de atividades.
Essas 'manhãs' eram realizadas em horários pré-definidos com as entidades
assistenciais, clubes e escolas, no próprio local das crianças. No caso
de creches, as 'manhãs' eram realizadas em horários estabelecidos pela Direção
de cada entidade. Quando de programação em
entidades assistenciais, o TERV fornecia todo o material necessário à
realização das 'manhãs'; nada era cobrado.
Objetivos gerais
1. EIXO DE FORMAÇÃO CULTURAL
1.1.1 Conteúdo Programático
1.1.2 Metodologia
2. EIXO DE APLICAÇÃO ARTÍSTICA
2.1 Montagens teatrais
Manhãs de Recreio
PROJETO
PEDAGÓGICO PARA NÚCLEOS
TERV – TEATRO EDUCATIVO “ROBERTO VILLANI”
Introdução: A Filosofia do TERV – TEATRO EDUCATIVO
“ROBERTO
VILLANI”
O homem é um ser dual. Melhor
explicando, ele se manifesta em dois planos: o físico e o mental. O plano
mental tem sua manifestação através do intelecto, por onde os processos filtram
os impulsos humanos e geram as vibrações necessárias à própria sobrevivência do
homem. O plano físico tem sua manifestação no processo orgânico, através do
qual o homem se expressa e ocupa um lugar material no espaço. No mental, as
funções fundamentam-se na criatividade, memória e raciocínio. No físico, as
manifestações ocorrem por vias orgânicas, como os sentidos físicos, a
coordenação motora e a expressão (área de conclusão da manifestação).
Entretanto, para que haja perfeita
sintonia, para que o homem se manifeste em toda a extensão do seu poder físico
e mental, é necessário equilíbrio perfeito entre ambos os planos. O homem é um
ser dual por processo natural; não podemos dividi-lo como o faríamos a um fruto
qualquer: casca e miolo. No caso do ser humano, casca e miolo são inseparáveis,
partes de um todo, que devem cumprir suas tarefas de manifestação através de
perfeito equilíbrio. Na manifestação objetiva (expressão), os processos se
interligam. Os sentidos físicos e a coordenação motora são tão mentais quanto
memória e raciocínio. O próprio desenvolvimento físico depende do mental e
vice-versa. Mente e corpo a serviço da manifestação humana; ambos se completam.
Toda manifestação humana deve
representar o equilíbrio entre os dois planos. A expressão e a manifestação
exterior, objetiva, materializada. A manifestação de um marceneiro, por
exemplo, é expressa por seu trabalho, por sua habilidade técnica e artística.
Numa análise elementar, superficial, podemos dizer que a técnica é própria do
plano físico porque é concreta em sua manifestação. Já a arte é produto do
complexo mental, abstrato. A técnica pode-se ver, medir, calcular
matematicamente. A arte só pode ser sentida, contemplada com os 'olhos da
mente'. Porém, não há técnica sem arte, nem arte sem técnica. Se ambas se
desassociam, então manifesta-se o desequilíbrio entre os planos. E o marceneiro
será um mau profissional, ou porque não é um técnico em sua arte, ou porque sua
técnica não é artística. O equilíbrio para determinada função expressiva é o
que, no campo psicológico, chamamos de vocação. A filosofia do Teatro Educativo
sustenta-se exatamente na proposta de proporcionar à criança e ao adolescente
as possibilidades de desenvolverem instrumentos físicos e mentais de maneira a
promover, da melhor forma possível, o equilíbrio entre os planos mencionados.
Utilizando objetos reais de seu próprio ambiente. A fantasia, própria da mente
infantil, será o acaso da imaginação que não deteriora o produto verdadeiro de
suas vidas. É brincar com verdade para enfrentar os conflitos comuns a todos
nós.
Justificativa: A Importância do Teatro na
Construção do Caráter
Humano
Através da História, através das
experiências no campo educacional, temos observado o valor do teatro como
instrumento de real importância e eficácia na construção do caráter e intelecto
humanos. Na Idade Média, por exemplo, alunos de colégios religiosos, na Itália
principalmente, interpretavam textos litúrgicos denominados “Laudi”. Essas interpretações tinham
como objetivo principal a louvação de santos, mas também de conduzir os jovens
aos preceitos da moralidade.Nessa mesma época, e com idênticas finalidades, os
sacerdotes europeus preparavam peças litúrgicas chamadas de “Moralidades” e “Mistérios”, com as quais procuravam educar os fiéis de acordo com
os princípios religiosos de então.
No século XVI, mais uma vez o teatro
serviu de instrumento educativo. O Padre José de Anchieta, notável vulto
histórico por suas realizações no Brasil, introduziu o teatro como ferramenta
de trabalho na catequese dos nossos índios. E ninguém poderá negar o valor dos
famosos “Autos de Anchieta” e dos “Diálogos Dramáticos” escritos por esse
jesuíta e com os quais o indígena brasileiro era educado.
Século XX – e o teatro tendo
acompanhado a vertiginosa evolução de toda a atividade humana, hoje, mais do
que nunca, presta excelentes serviços à humanidade. Dele, do complexo mecanismo
do teatro, o Dr. Jacob Levy Moreno,
outrora adolescente estudante de medicina em Viena e que representava com
crianças nos jardins de Augarten, criou o psicodrama.
Psicodrama é uma técnica de expurgação dos males psíquicos, largamente usada
pela moderna psiquiatria ainda hoje. Nessa técnica, o paciente é o ator na
interpretação dramática de seus próprios problemas.
Não existe mais dúvidas no que diz
respeito à arte dramática no seu mister de comunicação efetiva. A transmissão
da mensagem ao espectador ocorre de imediato. A presença viva do ator no palco
e a ambientação criada pelo desenrolar da peça permitem a passagem direta dos
fatos apresentados a quem assiste. A interpretação das imagens, que são
colocadas aos olhos da platéia pelo espetáculo em si e que são esmiuçadas em
sua prévia análise pelos atores, obedece aos fundamentos de tempo, filosofia e espaço. Teatro é
tridimensional; eis a sua legítima força. Tanto ator como espectador são
privilegiados, pois têm diante de si condições extraordinárias de assimilação
completa e real de um espetáculo dramático. No que se refere ao espectador,
este não terá maiores problemas ou dificuldades na identificação da dialética
do texto ou na visão plástica da montagem. Tem tudo à sua frente, próximo, numa
imagem viva, real e até palpável se assim o desejar. Dessa forma, pela atenção
que necessariamente destina a cada palavra, a cada gesto, o espectador registra
um conjunto de impressões e emoções que permanecerá vivo em sua mente até a
absorção total pelo subconsciente.
Já na preparação do elenco, pelas
próprias obrigações de caracterização do personagem e pela necessidade da
análise do contexto, o ator desenvolve-se tanto psicológica quanto
intelectualmente.
Em se tratando de Teatro Educativo,
principalmente praticado por crianças e jovens, essa idéia efetiva de
privilégio assume importância além da expectativa normal. Isso porque a arte
dramática aplicada em crianças e em jovens, por pessoas de comprovada capacidade
e técnica, irá fornecer às mentes em processo de formação elementos básicos e
determinantes para a definitiva personalidade. E isso se torna importante por
ter a criança a mente em desenvolvimento e por ser, essa mente, um arquivo
indefeso no registro de suas observações
diárias.
Objetivos gerais
Proporcionar a crianças e adolescentes
ensinamentos de Teatro Educativo e, através desse procedimento, levar-lhes
informações artísticas e culturais diversas, levá-los aos palcos como atores e
atrizes, promovendo-lhes a inclusão social e cultural, e, ainda, fomentar entre
eles o gosto pela leitura. Proporcionar-lhes a integração comunitária, na
promoção do desenvolvimento social e de cidadania, a auto-afirmação na presença
valorizada no seio da sociedade da qual fazem parte, o prazer de sentirem-se
úteis e aplaudidos independente de suas condições de raça, sociais, religiosas e econômicas.
1 - Objetivos Educacionais:
Tendo-se como núcleo do agenciamento
curricular a criança e o adolescente em relação ao Monitor, os objetivos gerais
correspondem às aspirações educacionais mais generalizadas. Compõe-se o quadro
de objetivos gerais das premissas dominantes, sob as quais as regras são
delineadas e adotadas. Uma visão superior é prometida neste enfoque, estabelecendo-se
os princípios mais altos (não longínquos) da aspiração educacional, no que se
refere exclusivamente à criança e ao adolescente, como um comboio férreo cujo
veículo de tração é a dramatização. Submete-se à apreciação consciente dos
diversos valores reais, no propósito geral de assumir, o Teatro Educativo,
certa liderança no conjunto das tarefas imprescindíveis à educação integral das
crianças e dos adolescentes. Abaixo se registra os objetivos educacionais mais
marcantes:
1.1 -
desenvolvimento integral e harmônico do aluno (criança/adolescente);
1.2 - a
descoberta de si mesmo, no que concerne ao aluno, em relação ao seu mundo
social;
1.3 -
auto-valorização no conjunto grupal das participações;
1.4 -
auto-realização;
1.5 -
integração no meio ambiental.
2 - Objetivos Específicos :
Observamos, no item anterior, o quadro
de valores globais na distribuição dos objetivos do Teatro Educativo.
Entretanto, não podemos esquecer as necessidades pedagógicas em relação ao
indivíduo, sem o que não atingiríamos a meta principal. As necessidades
individuais são constantes do princípio que estabelece providências de caráter
imediato. É no aperfeiçoamento das moléculas que se forma integralmente o
corpo.
Assim, dentro dessa filosofia,
equacionamos os diversos pontos básicos para os objetivos específicos:
2.1 - no campo psico-social:
- autodescoberta;
- integração
ambiental adequada;
- relacionamento
social adequado;
- desenvolvimento
da cooperação;
- desenvolvimento
da responsabilidade;
- autodisciplina;
- desinibição
etc
2.2 - no campo da aprendizagem:
- desenvolvimento
das potencialidades físico-mentais;
- desenvolvimento
da expressão e comunicação;
- desenvolvimento
da psicomotricidade;
- reconhecimento
dos recursos naturais e a maneira de colocá-los em prática;
- aquisição
de atitudes de higiene e respeito ao próprio corpo físico;
- aquisição
de atitudes de higiene e respeito ao próprio corpo mental;
- aquisição
e desenvolvimento das funções de liderança positiva;
- aquisição
de conhecimentos sobre espaço, tempo e ritmo;
- desenvolvimento
da consciência crítica, sintética e analítica;
- reconhecimento
do espaço próprio em razão do espaço alheio;
- reconhecimento
da importância da participação individual no contexto grupal;
- desenvolvimento
das potencialidades intelectuais de raciocínio, percepção, criatividade etc.
3 - Objetivos Consequentes (Monitores):
Contudo, os objetivos em registro não
poderão ser divorciados das necessidades docentes. É o Monitor (e o Núcleo), no
sentido tridimensional da ação, a terceira evidência no processo
NÚCLEO-CRIANÇA/ADOLESCENTE-MONITOR. Assim, registramos os propósitos conseqüentes
e específicos, que se nos apresenta num sentido de reversão, isto é, a
experiência parte do campo discente em retorno ao Monitor.
Melhor explicando: o Monitor adquire
conhecimentos teórico-práticos, desenvolve o seu trabalho com recursos próprios
e proporciona, a si mesmo, automaticamente, a análise dos resultados. Destarte,
além de oferecer recursos aos educandos e à própria formação, dá-se
possibilidades aos mestres de avaliarem o processo, além da promoção do Teatro
Educativo ao seu verdadeiro posto na formação integral da criança e do
adolescente.
Eis os objetivos conseqüentes:
3.1 -
proporcionar recursos didático-pedagógicos aos Monitores, como complementação
dos recursos já existentes;
3.2 -
proporcionar experiências agradáveis e úteis (sócio-recreativas/educativas),
como revisão, através de outros aspectos, dos exercícios próprios do Teatro
Educativo;
3.3 -
desenvolver a integração global TEATRO EDUCATIVO-FAMÍLIAS-COMUNIDADE;
3.4 -
promover o aproveitamento dos recursos humanos grupais (docente / discente / familiar
/ comunitário), pondo em evidência a contribuição que cada membro possa
oferecer ao conjunto de finalidades;
3.5 -
divulgar novas técnicas para a aplicação de exercícios dramáticos educativos e
para montagens de peças teatrais adequadas com crianças e adolescentes;
3.6 -
especializar, de um modo global, o Monitor no que se refere às técnicas gerais
do Teatro Educativo.
4 - Objetivos Sociais (comunitários):
O retorno que se objetiva a partir da aplicação amadurecida
das técnicas de Teatro Educativo é a instituição de grupos infanto-juvenis
alicerçados em valores condizentes com os sentimentos de pura solidariedade, de
consciência comunitária, de paz, que hoje tanto almejamos.
Fundamentos
Para atingir os objetivos, as atividades
do TERV Santos e do TERV Descalvado estão solidificadas em dois eixos:
1.- Eixo de formação cultural;
2.- Eixo de aplicação artística.
1. EIXO DE FORMAÇÃO CULTURAL
1.1 Desenvolvimento e Cronograma:
1.1.1 Conteúdo Programático
-
Exercícios de Teatro Educativo;
-
Criação coletiva de show (danças, performances
etc);
-
Informações gerais sobre literatura, artes e
cultura, meio ambiente;
-
Informações gerais sobre higiene pessoal, saúde,
comportamento etc;
-
Exercícios de leitura;
-
Elementos da História do Teatro;
-
Práticas de cinema;
-
Montagens e apresentações públicas de peças
teatrais.
1.1.2 Metodologia
-
Aulas totalmente práticas, com atendimentos
individuais;
-
Aulas expositivas, com leitura e interpretação
de textos literários e informativos;
-
Palestras com temas essenciais à formação
integral da criança e do adolescente;
-
Participação dos integrantes do
Núcleo em eventos culturais, artísticos ou sociais da comunidade. Essa participação poderá ser
ativa, quando os participantes farão parte da ação do evento, ou passiva,
quando o Núcleo apenas far-se-á presente. É importante salientar que essas
participações somente acontecerão quando os eventos puderem trazer algum
benefício de aprendizagem aos nossos alunos.
2. EIXO DE APLICAÇÃO ARTÍSTICA
2.1 Montagens teatrais
A cada ano, os Núcleos selecionarão
elencos entre seus participantes, para 3 a 4 montagens de textos teatrais.
Esses textos deverão conter informações de temas adequados aos objetivos do
TERV, nos gêneros infantil e infanto-juvenil. As músicas selecionadas para
compor essas montagens poderão ser compostas exclusivamente para espetáculos
dos Núcleos ou aproveitadas composições nacionais ou internacionais,
respeitando-se a legislação em vigor.
É viável o aproveitamento de sugestões
de patrocinadores quanto a temas para elaboração de textos teatrais para uso
exclusivo dos Núcleos TERV.
As apresentações, gratuitas, darão
prioridade à escolas, à entidades de assistência à criança e ao adolescente, à
instituições de idosos e à solicitações de patrocinadores.
Os espetáculos, se conceituados de
níveis adequados, poderão participar de festivais de teatro.
Carga Horária:
- De 2
(duas) a 8 (oito) horas semanais.
Duração do Projeto:
- Indeterminado.
Divulgação do Projeto:
- Através
de todos os meios possíveis – jornal, rádio, televisão, Internet etc.
Inscrições
A inscrição dos integrantes dos Núcleos
TERV de Santos e de Descalvado acontece de janeiro a junho de cada ano,
considerando-se a faixa etária de 6 a 17 anos.
Não haverá seleção por nível social, econômico, de cor, de
religiosidade, de deficiência física ou mental. Evidentemente, dar-se-á
prioridades aos mais carentes evocando os princípios da inclusão social e cultural.
O preenchimento da ficha de inscrição
deverá conter todos os dados informativos do inscrito, tais como nome completo,
nome do pai e da mãe, data e local do nascimento, escolaridade, nome, endereço
e telefone da escola, endereço completo, telefone, e-mail (se tiver) e
informações a respeito da saúde física e mental. No ato da inscrição, é
obrigatória a presença do pai, ou da mãe ou de responsável.
Conclusão
Sabemos dos vários conflitos pelos
quais crianças e adolescentes passam. Por outro lado, conhecemos, ainda que
noções, as imensas dificuldades que eles teem para superar as grandes
dificuldades que a vida impõe, muitas vezes sem instrumentos que os auxiliem na
reconstrução de seus julgamentos. Chegamos, enfim, à conclusão de que, embora
seja praticamente impossível alcançarmos o chamado estágio edênico, podemos
lutar por melhores condições na formação integral das nossas crianças e dos
nossos adolescentes.
Nosso ideal, implícito neste projeto, é
despertar interesse em relação ao Teatro Educativo, não como prática
essencialmente recreativa, mas como o indispensável acessório cultural que
viria complementar os processos da formação integral da crianças e do adolescente.
O Teatro Educativo é o veículo pelo
qual as imagens negativas são purgadas da mente humana. É a plataforma na qual
a criança, em toda a plenitude de sua liberdade e espontaneidade, encontra as
possibilidades para ter a satisfação de criar e ser aplaudida, além de mostrar,
com alegria, a sua imensa importância no âmbito social de sua comunidade.
A arte reflete a vida. O teatro é uma
forma de expressão da arte. Logo, o teatro imita a vida. Imitar seria, então,
negativo? Uma forma errada de se apresentar ou representar fatos? Claro que não
se imitamos aquilo que é bom, que é sadio. E nessa premissa, principalmente,
baseamo-nos para determinar o Teatro Educativo como efetivo veículo de formação
e orientação.
Aristóteles assim disse: “O
instinto de imitação está implantado no homem desde a infância e uma das
diferenças entre ele e os outros seres vivos é que ele, o homem, é a mais
imitativa de todas as criaturas...”.
No Teatro Educativo, o Monitor pode
estabelecer as regras da correta imitação. Estabelece o treinamento para a
reformulação das imagens mentais, o que reduz os riscos da formação das nódoas
mentais. Através do Teatro Educativo, a criança e o adolescente moldam-se,
definem-se, exploram a auto-expressão, mostram-nos gostos e atitudes. Atuam
como artista elevando a autoestima, a autovalorização, na certeza de que pode
lutar por oportunidades na vida. Em
outras palavras, no Teatro Educativo a criança e o adolescente- 7 -
desinibem-se, sociabilizam-se, tem o privilégio da opção e
desenvolvem plenamente suas potencialidades criativas.
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