Contato

Contato

CURSOS E PALESTRAS


PALESTRAS  NA CIDADE DE FRANCA, SP - 2011.

“O Professor Roberto Villani, em duas oficinas que ministrou em Franca, para professores da rede municipal e para agentes sociais, demonstrou toda a sua experiência e conhecimento nas áreas artística, pedagógica e da comunicação, envolvendo de maneira positiva a todos aqueles que estiveram presentes nos dois dias de capacitação.
 Reginaldo Emidio
Presidente da FEAC – Fundação de Esporte, Arte e Cultura de Franca

Prefeitura do Município de Franca”

O Reginaldo Emídio, presidente da FEAC – Fundação de Esporte, Arte e Cultura de Franca, e o Sérgio Menezes, Diretor de Cultura, promoveram minha ida a Franca. Parceria com a Secretaria de Educação – Secretária Leila Haddad Caleiro e com a Secretaria da Ação Social – Secretário Roberto Nunes Rocha, professores municipais e agentes sociais foram selecionados para as minhas palestras, nos dias 14 e 15 de setembro. Experiência surpreendente.
ARTES, EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO (para professores municipais)
Manhã de sol, temperatura gostosa. No palco do Teatro de Bolso de Franca, eu falava a cerca de trinta professores. Os tópicos expostos no Módulo 1 colocavam na pauta da palestra a arte no contexto educacional, a questão pedagógica, o interesse do professor pelo seu trabalho e a valorização do professor. No módulo 2, a temática girou em itens sobre Como o aluno deve ver o professor (interagir): a empatia, a persuasão, a voz (dicção, articulação),  postura e gesto, desinibição, socialização e integração,  motivação, alegria e vivacidade,  a emoção e o humor.
Villani fala a professores municipais de Franca.
           O TEATRO FORMADOR (para agentes socais)
Na manhã da quinta, dia 15, temperatura amena (choveu à noite), encontrei-me com cerca de 30 agentes sociais num espaço da Secretaria da Ação Social. Desta feita, a pauta versou sobre o início da ideia do teatro formador, a filosofia do teatro formador (o plano físico e o mental – o equilíbrio entre  os dois planos), imitação - o brinquedo preferido, teatro infantil esponâneo - devemos sentir o que vemos e o que ouvimos (o mundo invisível, o sincretismo espaço-temporal,  a mímica e a onomatopeia, o cenário simples ou visualizado,  a adaptação e a improvisação), a importância do teatro na formação do caráter humano, a importância do teatro formador, a formação integral, o teatro no desenvolvimento de especiais (APAE), o teatro aplicado a deficientes físicos, auditivos e visuais, o teatro e as artes plásticas, o teatro e a arte literária, a música no teatro, o teatro na terceira idade. Ao final de cada palestra, o demorado aplauso, todos de pé. A forte emoção consagrou o esforço. Afinal, os meus setenta e dois anos de idade transbordaram energia, capacidade e carisma.

Villani fala a agentes sociais de Franca.


CURSO  "O TEATRO NA ESCOLA", EM SANTOS, SP.
 
“Sabedores da experiência e da competência de Roberto Villani, acreditamos que seus projetos venham de encontro às nossas propostas de integração e desenvolvimento da área artística e pedagógica, envolvendo professores da área da educação formal, assim como os nossos professores da área específica das Artes Integradas, Artes Musicais, Artes Visuais e Artes Cênicas (Teatro e Dança).
Edna Maria Lemos Moura
Coordenadora de Formação Cultural
Secretaria de Cultura
Prefeitura do Município de Santos”
Capa do caderno de estudos (apostila) distribuído aos participantes.
No início do mês de julho de 2011, recebi telefonema da coordenadora de formação cultural Edna Maria Lemos Moura, que me convidava para ministrar em Santos o curso "O Teatro na Escola". Acertamos os detalhes e, então, ficou agendado para o dia 27 do mesmo mês minha ida àquela cidade para cumprir com o compromisso. Promoção da Prefeitura do Município de Santos, através da Secretaria Municipal de Cultura. Na época, o jornalista Carlos Pinto era o secretário de cultura.
Assim, no dia marcado, com uma plateia formada com cerca de 40 professores municipais, ministrei o curso para capacitação de professores sob o título de O Teatro na Escola. A programação, dividida em 2 módulos, manhã e tarde, foi realizada no Teatro Guarani. Sou suspeito para falar, mas os professores aplaudiram muito ao final.

ORATÓRIA - CURSOS E PALESTRAS

Com classes compostas de advogados, vereadores, profissionais liberais, empresários, universitários, vendedores etc, os Cursos de Oratória do Prof. Roberto Villani acontecem em Descalvado, SP desde o dia 23 de outubro de 2001. A organização e as aulas são da responsabilidade de Roberto Villani, escritor, poeta, palestrante, diretor artístico, com larga experiência profissional como repórter e cronista dos Diários Associados e de outras empresas jornalística, professor universitário, programador radiofônico etc. Villani  ministrou diversos cursos nas áreas de comunicação, cultura e educação no Estado de São Paulo, através de contratos com a Secretaria de Educação e Cultura do Governo Estadual de São Paulo, prefeituras municipais, universidades, sindicatos, associações etc. E vem proferindo palestras diversas, principalmente cujos temas são falar e atender bem.

Os cursos, segundo o Villani, têm como objetivo desenvolver no aluno o controle da inibição e dos processos emocionais. E promover a eficiência na prática da fala em público, sem medo e  sem ansiedade, além de capacitá-los aos serviços de atendimento público com eficiência. O curso também desenvolve a argumentação,  a retórica , ou seja, a expressão verbal em todas as suas vias.
Já as palestras objetivam enfocar os temas mencionados de forma concisa, informando aos ouvintes os itens mais importantes.
 
Assista ao vídeo que mostra o Professor Paulo Marcato, coordenador da Faculdade de Administração - Unicastelo de Descalvado, quando fala sobre o Villani no encerramento de uma palestra sobre Oratória. Acesse ao link
 
É importante ressaltar que os cursos e as palestras organizados e ministrados pelo Roberto Villani são fundamentados nos conceitos do poder da palavra e das leis que regem a oratória universal. 

Didática do Teatro Educativo

     O primeiro curso que ministrei para professores e universitários foi promovido pela Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo de Santos, em 1971. Tecnologia do Teatro Infantil foi a denominação desse curso que tinha como objetivos capacitar professores e estudantes na prática do teatro infantil com finalidades educativas. 
Didática do Teatro Educativo
     Sempre com objetivos de preparar pessoas para o ensino do Teatro Educativo (método TERV), outros cursos em algumas cidades do Estado de São Paulo foram promovidos por prefeituras, sindicatos e faculdades (hoje, universidades). Enriquecido em seu conteúdo, o curso para professores, universitários e pessoas interessadas no assunto, passou a denominar-se de Didática do Teatro Educativo.  

Didática do Teatro Educativo em São Carlos (2005).

No segundo semestre de 2005, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura através da Oficina Cultural Regional "Sérgio Buarque de Holanda", em São Carlos, ministrei mais uma vez o curso de Didática do Teatro Educativo.
40 professores das redes pública e particular de ensino da região participaram das aulas, com muita dedicação e entusiasmo.

Iniciação Teatral para Crianças.
 
Quanto a cursos para crianças, devo registrar o primeiro (fora das escolas) como a pedra fundamental para o desenvolvimento de meus programas. Em 1971, através da Federação Santista de Teatro Amador, a FESTA, onde eu era Diretor Cultural, abri inscrições para o curso Iniciação Teatral para Crianças. Cerca de setenta crianças, de 6 a 12 anos, lotavam o palco da Rádio Clube de Santos, local das aulas. Eu ensinava coisas de teatro àquela meninada com muita alegria. Mas a surpresa maior, para mim e para os demais diretores da Federação, era o grande número de professores e adultos que se acomodavam na platéia para assistir minhas aulas. Esse fenômeno, podemos chamar assim, mostrava (e mostra) o enorme interesse por parte de professores de conhecerem novas técnicas para enriquecerem suas aulas.

Curso de Teatro Educativo para Crianças e Jovens.
 
     Com a criação do TERV, como grupo-escola, desenvolvi programas de aulas de teatro educativo. Desde 1972 até hoje, centenas de crianças e jovens passaram e passam por meus cursos. O teatro educativo compõe-se de uma série de técnicas de teatro adaptados às práticas educacionais que visam a formação integral da criança e do jovem, além de capacitá-los a atuações no âmbito teatral propriamente dito.

     Inúmeras palestras sobre teatro, artes, oratória e teatro educativo eu proferi durante todos estes anos. Por várias cidades do Estado de São Paulo. Mas o tema mais citado nos convites que me fazem para palestras é, sem dúvida, o teatro educativo, o teatro na Educação.  Não há dúvidas de que esse assunto encima listas de relevâncias educacionais. Infelizmente, não são muitos os especialistas na matéria. Poucos são aqueles que realmente sabem ministrar aulas de teatro para a Educação, o que, além do desperdício do tempo, geram os riscos de informações e práticas distorcidas e até perigosas.  
 
     Com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, através da Oficina Cultural Regional "Sérgio Buarque de Holanda", sob a coordenação de Maria Inês C. Botta, mantive diversos cursos. Entre outros, apresento alguns deles:

Teatro do improviso.
 

Este curso propõe técnicas de interpretação, sem aplicação de textos formalizados. Trata do ato impromptu, da cena a partir de idéia.
 Objetivos:
Oferecer aos participantes técnicas de atuação teatral através da improvisação.

Teatro para a terceira idade.

O Teatro da Vida ´ configura este curso, que propõe o lazer e a atividade intelectual a serviço do idoso. É a “dramática autógena”, na qual os argumentos são extraídos das próprias experiências de vida e apresentados sob a forma de um teatro essencialmente espontâneo.
Objetivos-   Oferecer ao idoso a oportunidade de participar de atividade artística, com conteúdo de lazer e intelectual, com treinamento da memória e da criatividade.

Cena da peça A Procissão dos Elefantes.

No dia 02 de dezembro de 2004, o grupo da Terceira Idade apresentou a peça teatral "A Procissão dos Elefantes", com direção de Roberto Villani, na Oficina Cultural Regional "Sérgio Buarque de Holanda", em São Carlos. Essa montagem foi o resultado de oficinas de teatro específico para a Terceira Idade.




 
CAPACITAÇÃO PESSOAL PARA COMUNICAÇÃO

Simulação dramatizada.
Em Santos, na Escola TERV de Teatro Educativo, criei uma oficina de teatro para comissários de menores. Atendi pedido do então Juiz de Menores Dr. Clineu de Melo Almada para aplicar o método TERV naqueles servidores, com o objetivo de auxiliá-los na comunicação pessoal. Exercícios diversos, que incluiam simulações dramatizadas de casos com menores foram aplicados com enorme êxito.


 

Curso para professores e pessoas que trabalham com crianças e adolescentes.
 
    O objetivo principal desse curso é a capacitação de profissionais para utilizarem o Teatro Educativo como instrumento auxiliar na formação integral das crianças e jovens. Esse curso foi realizado na Oficina Cultural Regional "Sérgio Buarque de Holanda", em São Carlos, SP.
Flagrantes do curso para professores.
TEATRO PARA CRIANÇAS
 
No segundo semestre de 2005 ministramos um curso de teatro para crianças de 7 a 12 anos. Nesse curso de teatro infantil educativo,  montamos a peça experimental infantil O Trem, com sucesso inesperado na apresentação de estreia.

Alunos do curso de teatro infantil educativo.


**********************************************************************************

Proposta:
Workshop: O Teatro Formador.

Apresentação prática do método exclusivo do Teatro Formador, visando capacitar pessoas ligadas ao teatro, professores, agentes sociais e universitários de áreas afins para utilização junto aos seus assistidos.


Todo o instrumental do método está na mente humana. É de lá, da mente, que emanam as imagens que construirão o teatro mental. Pelo método do Teatro Formador, TUDO deve ser VISUALIZADO antes de qualquer exteriorização. Se eu vou manifestar uma ideia, devo visualizá-la antes. A mente concebe, vê e envia os comandos para a voz e para o corpo exteriorizarem. O ato de visualizar é a apresentação do teatro mental. Pois é nesse teatro que se constrói todo o laboratório de recodificação das imagens mentais. Através das práticas apresentadas neste workshop,  os participantes são conduzidos a lidar com o universo de imagens que diariamente invade a sua mente e aprender como levar seus assistidos à essa experiência.

Instrutor: Prof. Roberto Villani.



Organização: VillaRosa Cultural ME



Contatos iniciais: mestrevillani@gmail.com.



 
 
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário