Contato

Contato

ESPETÁCULOS


Em quase todos os estabelecimentos de ensino onde atuei, além do grupo TERV, montei e apresentei muitos espetáculos. Foram apresentações memoráveis, nas quais cada criança, cada jovem ou adulto conhecia o sabor gostoso do palco, do público, dos aplausos. Contudo, alguns desses espetáculos fizeram história. E são eles que me disponho a comentar. Mas, por favor, entenda o meu raciocínio: espetáculo, para mim, não está na exuberância dos figurinos, do cenário, da iluminação... Espetáculo, para mim, é aquele que envolve nossa alma, que marca nossa existência, que se torna imortal porque é inesquecível. Jamais devemos esquecer que são as pequenas flores do trigo que desenham de ouro todos os cenários dos trigais.

Alguns espetáculos nasceram automaticamente em razão dos movimentos do Teatro Educativo. Em princípio, não tinham o compromisso de grandes apresentações, uma vez que buscavam tão somente o desenvolvimento dos participantes. Contudo, a medida em que esses participantes cresciam no contexto das práticas teatrais, exigiam mais detalhes técnicos e artísticos nas áreas que ocupavam em cada peça de teatro. Esses espetáculos começaram em 1970, na EPSP - Escola Profissional de São Paulo - PETROBRÁS/Cubatão-SP. Escrevemos um texto simples, uma paródia de Hamlet de Shakespeare. 'Hamle...Totó', comédia, interpretada por alunos da EPSP, teve sua primeira apresentação no Esporte Clube Cubatão.
Já com o CAST - Clube Ateneu Santista de Teatro, montei diversos espetáculos. Entre eles, 'Os Coxos', peça com estrutura do teatro do absurdo, 'A Tristeza do Velho Saci', texto infantil, 'Zanzalá - O Cubatão do Futuro', de Afonso Schmidt, e 'Festa Brasil', baseado no folclore brasileiro. Este último, em razão do grande número de personagens, teve elenco composto com alunos do Colégio Ateneu Santista e integrantes do TERV.
 
Com o TERV - Teatro Educativo de Roberto Villani, fiz nova montagem de 'Zanzalá - o Cubatão do Futuro' e de 'Festa Brasil'. Além desses, apresentamos 'Tranque a Porta quando sair', texto adulto, e 'No Bosque dos Sabiás', infantil. O TERV cuidava mais de atividades ligadas ao Projeto Infância (ver página a respeito).

 
Festa Brasil.
Mas o espetáculo Festa Brasil foi especialmente gratificante. Através de sua montagem, pesquisamos o folclore brasileiro, de norte a sul, de leste a oeste. Mostramos ao público as maravilhas das raízes desta terra bendita chamada Brasil. Seu povo, seus costumes, sua cultura. Na época, foi considerado o melhor espetáculo sobre folclore brasileiro. Além de apresentações na Baixada Santista, chegamos a levá-lo ao interior de São Paulo.
Festa Brasil, 1978.
Em todos os sentidos que podemos imaginar, a apresentação de 52 alunos da APAE de Santos da peça 'Os Brinquedos de Noel' foi um grande espetáculo. Essa apresentação foi o resultado de seis meses de exaustivos trabalhos junto ao elenco (assim podemos chamar) composto de crianças a partir dos 5 anos (idade cronológica) e de jovens. 
Contei com a dedicação extraordinária das professoras da APAE, o que possibilitou chegarmos à estréia, no dia 19 de dezembro de 1972, no It Club de Santos (extinto). 

O 'Show da Alegria' nunca teve a pretensão de espetáculo. É a reunião de esquetes criadas pelos próprios alunos do TERV, com a inclusão de números musicais infantis ('Quem estala os dedos está feliz...'). Apenas apresentações com o objetivo do entretenimento infantil; fazer a criança rir. Ser feliz. Contudo, pelo amor que cada integrante do TERV devotava às apresentações, pela empolgação das platéias infantis e adultas (pais, professores, monitores etc), o nosso 'Show da Alegria' tornou-se espetáculo. Agradava a todos. E a quantidade de convites para apresentarmos o 'Show da Alegria' era tanto que tivemos que criar uma agenda para gerenciarmos datas, horários e locais.

  O texto da peça 'O Mestre' foi escrito com a intenção de homenagear os professores. É um texto um tanto poético, que deve ser interpretado de permeio a expressões corporais. Não se trata de algo em grande estilo. Entretanto, por seu conteúdo, por suas finalidades, acrescenta-se às apresentações grande dose de emoções. Principalmente quando interpretado por jovens internos da FEBEM do Guarujá, com a co-participação de meninas convidadas. Pois foi a partir dessa modesta montagem que eu passei a considerar 'O Mestre' como outro espetáculo na história do meu teatro.



Integrantes do elenco na redação de A Tribuna, de Santos.
Uma princesa é raptada e, para encontrá-la, aparece um personagem especial vindo do sol. Esse é o tema da peça infantil O Menino que Veio do Sol, que o Núcleo de Expansão do Teatro Educativo apresentou em dezembro de 1973, no palco do Colégio Ateneu Santista, em Santos. Esse Núcleo era uma variante do TERV, que tinha objetivos de divulgar o teatro educativo através de cursos e apresentações teatrais.




A Procissão dos Elefantes, teatro para a terceira idade.
Outros espetáculos dirigidos por mim deram sequencia a esse meu trabalho com teatro. Com elencos da terceira idade, apresentei A PROCISSÃO DOS ELEFANTES e A VISITA DA DONA GENOVEVA. A primeira foi montada com alunos de oficina que ministrei na Oficina Cultural Regional "Sérgio Buarque de Holanda", de São Carlos, em 2006. A segunda montagem aconteceu em 2005, no projeto Teatro na Terceira Idade, em Descalvado, como resultado de curso ministrado por mim.
Teatro da terceira idade - A Visita da Dona Genoveva.
 

 

TRILHAS DA LIBERDADE


1972. Eu lecionava teatro para alunas da 3a série C do Colégio São José, em Santos-SP. Estávamos no ano comemorativo aos sesquicentenário da independência no Brasil  e a escola pediu aos seus alunos que programassem alguma atividade para comemorar a efeméride. Evidentemente, minhas alunas decidiram pela apresentação de uma peça de teatro. Seguindo as instruções dadas em aula, a proposta era a elaboração de um texto, que foi escrito pelas alunas Sueli Bitar e Priscila Garcia, baseado em pesquisas e buscas de sugestões por alguém ligado ao teatro. Deixei-as à vontade nesse mister. Assim, elas procuraram o ator Serafim Gonzales, meu amigo, que gentilmente colaborou com ótimas ideias. Eu afinei o texto para a proposta teatral e dirigi a montagem da peça Trilhas da Lberdade. O argumento foi  uma visão do Brasil  desde a inconfidência até aqueles dias da apresentação da peça.
Participaram vinte e uma alunas da terceira série C do Colégio São José.

 
ENSAIO ABERTO "TEATRO EM CENAS"




No dia 18 de novembro de 2012, às 19h30min, no Teatro Municipal de São Carlos, realização do último ensaio do espetáculo Teatro em Cenas, como resultado de 50 horas de aulas de arte dramática ministradas por mim. O ensaio apresentou cenas usadas como práticas de interpretação. Cenas algumas criadas pelos próprios alunos e outras excertos de algumas obras escritas por mim. O Teatro de Cenas foi uma seleção dos melhores resultados observados durante as aulas. No elenco, 30 alunos do Curso de Teatro para Adultos, promovido pela Coordenadoria de Cultura da Prefeitura Municipal de Descalvado, no Teatro Municipal de São Carlos.

Produção e Direção: Roberto Villani.

SHOW DA ALEGRIA (atual)


Em junho de 2012, como encerramento do Curso de Iniciação Teatral na Oficina Cultural Regional "Sérgio Buarque de Holanda", de São Carlos, dirigi o espetáculo Show da Alegria, revivendo as apresentações desse show no passado. Naquele mesmo local, eu já havia apresentado o espetáculo infantil O Trem, com alunos da oficina de teatro infantil. Neste, com a presença de cerca de 400 crianças de escolas de São Carlos, a apresentação viveu momentos muito alegres, fazendo a criançada vibrar com risos e gargalhadas gostosas. No elenco, alunos do curso. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário