Através de convites, a partir dos trabalhos
na EPSP - Escola Profissional de São Paulo, ministrei aulas de teatro
convencional e de Teatro Educativo em algumas escolas da Baixada Santista (SP).
Abaixo, apresento algumas dessas experiências que enriqueceram o meu Teatro
Educativo.
Os professores JOÃO PEREIRA DOS SANTOS NETTO,
HYJALMAR RUBBO e AYRES VIEIRA, proprietários do Colégio Ateneu Santista, da
cidade de Santos, convidaram-me para levar meu Teatro Educativo àquela escola. Então, em
1970, eu criei o CAST - Clube Ateneu Santista de Teatro, que tinha o objetivo
de desenvolver atividades educativas e artísticas a qualquer aluno interessado.
O CAST tornou-se muito importante na história do meu Teatro Educativo, por suas
promoções e pelo apoio de sua Diretoria.
O Colégio Ateneu Santista, pelo apoio absoluto do
Prof. João Pereira dos Santos Netto, foi peça de suma importância no
desenvolvimento do TERV. Com seus alunos, apresentei alguns trabalhos de
pesquisa teatral, uma das quais culminou com a apresentação da peça Os Coxos, fundamentada
no teatro do absurdo. A Tristeza do Velho Saci, baseada em pesquisa folclórica,
também levou alegria a muitas platéias infantis, levando mensagens de amor às
nossas raízes. E a peça Zanzalá, o Cubatão do Futuro, numa adaptação para teatro da obra de Afonso Shimidt, ponteou o CAST em termos de espetáculos. Foi a primeira montagem de Zanzalá em caráter experimental. Outras montagens foram feitas dentro do Colégio Ateneu Santista, sempre com objetivos de promover nos alunos integrantes do CAST o gosto pela pesquisa.
Colégio Oswaldo Cruz e Colégio
São José
No Colégio Oswaldo Cruz, além das atividades
do Teatro Educativo e das aulas de teatro, havia
excursões a São Paulo-SP/Brasil para espetáculos teatrais. Os alunos, em nível
de segundo grau, após presenciarem os espetáculos, promoviam debates sobre os
ítens técnicos e artísticos.
Ainda no Colégio São José, ministrei aulas de
Teatro Educativo às alunas do curso de Magistério, em nível de 2o
grau.
Contudo, a minha maior experiência em termos
de teatro em sala de aula foi no COLÉGIO DO CARMO, um dos melhores
estabelecimentos de ensino da região santista. Com o apoio total e absoluto da
Diretoria do Colégio do Carmo, através da Dra. NEIDE CUPPERTINO SMOLKA e do
Prof. WALTER SMOLKA, implantei o Teatro
Educativo em Sala de Aula desde a primeira série ao segundo
grau, num movimento até certo ponto gigantesco dentro de uma escola.
Tinha o apoio de todos, inclusive dos pais dos alunos. Nessa escola criei os festivais de teatro em sala de aula,
com apresentações abertas aos familiares dos alunos, quando os melhores
trabalhos eram exibidos. Esses trabalhos eram exatamente os resultados das
práticas de Teatro Educativo dentro das salas de aula. As melhores
dramatizações, ou as chamadas pecinhas, criadas pelos próprios alunos durante
as aulas, eram selecionadas e ensaiadas para apresentações públicas.
Já com alunos do 2o grau, do curso
de Tradutor e Intérprete, fazíamos pesquisas na Literatura Brasileira. O
resultado dessas pesquisas eram aplicados em exercícios e transformados em
dramatização. Em algumas ocasiões, essas
dramatizações foram apresentadas em entidades assistenciais, gratuitamente.
Villani e alunas do Colégio do Carmo. |
Também no Colégio do Carmo lecionei Teatro
Educativo para alunos do curso de Magistério em nível de 2o
grau.
Ensaios no Colégio do Carmo, de Santos - SP. |
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