Contato

Contato

TEATRO NAS ESCOLAS

 
Através de convites, a partir dos trabalhos na EPSP - Escola Profissional de São Paulo, ministrei aulas de teatro convencional e de Teatro Educativo em algumas escolas da Baixada Santista (SP). Abaixo, apresento algumas dessas experiências que enriqueceram o meu Teatro Educativo.  
 

Colégio Ateneu Santista
 

Os professores JOÃO PEREIRA DOS SANTOS NETTO, HYJALMAR RUBBO e AYRES VIEIRA, proprietários do Colégio Ateneu Santista, da cidade de Santos, convidaram-me para levar meu Teatro Educativo àquela escola. Então, em 1970, eu criei o CAST - Clube Ateneu Santista de Teatro, que tinha o objetivo de desenvolver atividades educativas e artísticas a qualquer aluno interessado. O CAST tornou-se muito importante na história do meu Teatro Educativo, por suas promoções e pelo apoio de sua Diretoria.  
O Colégio Ateneu Santista, pelo apoio absoluto do Prof. João Pereira dos Santos Netto, foi peça de suma importância no desenvolvimento do TERV. Com seus alunos, apresentei alguns trabalhos de pesquisa teatral, uma das quais culminou com a apresentação da peça Os Coxos, fundamentada no teatro do absurdo. A Tristeza do Velho Saci, baseada em pesquisa folclórica, também levou alegria a muitas platéias infantis, levando mensagens de amor às nossas raízes. E a peça Zanzalá, o Cubatão do Futuro, numa adaptação para teatro da obra de Afonso Shimidt, ponteou o CAST em termos de espetáculos. Foi a primeira montagem de Zanzalá em caráter experimental. Outras montagens foram feitas dentro do Colégio Ateneu Santista, sempre com objetivos de promover nos alunos integrantes do CAST o gosto pela pesquisa.


 Colégio Oswaldo Cruz e Colégio São José
Nos anos seguintes vários colégios da região procuraram-me solicitando meu trabalho. Evidentemente, por razões de tempo e de responsabilidades, não me era possível atender a todos. Limitava-me a proferir palestras aos Pais e Mestres dessas entidades. Contudo, dois colégios conseguiram adaptar horários de maneira que eu pudesse atendê-los: o COLÉGIO OSWALDO CRUZ e COLÉGIO SÃO JOSÉ, ambos de Santos.             

No Colégio Oswaldo Cruz, além das atividades do Teatro Educativo e das aulas de teatro, havia excursões a São Paulo-SP/Brasil para espetáculos teatrais. Os alunos, em nível de segundo grau, após presenciarem os espetáculos, promoviam debates sobre os ítens técnicos e artísticos.

 
Já no Colégio São José, religioso, as atividades do Teatro Educativo, além é claro de temas comuns, cuidava-se dos temas religiosos. Com alunas da 7a série, fizemos estudos sobre Tiradentes e sua época. Como resultado surgiu a idéia de uma peça sobre o tema. E as próprias alunas escreveram o texto As Trilhas da Liberdade. E sob minha direção, apresentamos esse espetáculo no anfiteatro da escola para pais, professores e público em geral.
Ainda no Colégio São José, ministrei aulas de Teatro Educativo às alunas do curso de Magistério, em nível de 2o grau.



Colégio do Carmo
 

Contudo, a minha maior experiência em termos de teatro em sala de aula foi no COLÉGIO DO CARMO, um dos melhores estabelecimentos de ensino da região santista. Com o apoio total e absoluto da Diretoria do Colégio do Carmo, através da Dra. NEIDE CUPPERTINO SMOLKA e do Prof. WALTER SMOLKA, implantei o Teatro Educativo em Sala de Aula desde a primeira série ao segundo grau, num movimento até certo ponto gigantesco dentro de uma  escola. Tinha o apoio de todos, inclusive dos pais dos alunos. Nessa escola criei os festivais de teatro em sala de aula, com apresentações abertas aos familiares dos alunos, quando os melhores trabalhos eram exibidos. Esses trabalhos eram exatamente os resultados das práticas de Teatro Educativo dentro das salas de aula. As melhores dramatizações, ou as chamadas pecinhas, criadas pelos próprios alunos durante as aulas, eram selecionadas e ensaiadas para apresentações públicas. 


Festival de teatro em sala de aula.

Já com alunos do 2o grau, do curso de Tradutor e Intérprete, fazíamos pesquisas na Literatura Brasileira. O resultado dessas pesquisas eram aplicados em exercícios e transformados em dramatização. Em algumas ocasiões, essas dramatizações foram apresentadas em entidades assistenciais, gratuitamente.  
Villani e alunas do Colégio do Carmo.
Também no Colégio do Carmo lecionei Teatro Educativo para alunos do curso de Magistério em nível de 2o grau. 

Ensaios no Colégio do Carmo, de Santos - SP.




 

                           





 

 

 


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário