Contato

Contato

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

1966 - O INÍCIO.


 
 O início das experiências do Teatro Educativo, em sala de aula, aconteceu na EPSP - Escola Profissional de São Paulo, da PETROBRÁS, na cidade de Cubatão-SP/Brasil. Estávamos no ano de 1966. Eu trabalhava como assessor da Diretoria da Escola. Através de algumas conversas com o Orientador Educacional da EPSP, o Dr. ANTONIO RIBAS KOSLOSKY, chegamos a conclusão de que poderíamos fazer alguma coisa por alguns alunos deficientes no aprendizado de Português. Este era um dos grandes ideais do Dr Plauto Antunes Rodrigues, diretor da EPSP. Criamos então o Clube de Imprensa, juntamente com outros clubes de interesses.Eu fui encarregado de orientar esse clube, uma vez que experiências jornalísticas me permitiam cuidar do treinamento dos alunos interessados. E criamos o PETROESCOLAR, jornalzinho impresso em mimeógrafo a álcool, que, redigido pelos alunos, falava das notícias da Escola e da comunidade. Tínhamos os repórteres e os fotógrafos. Estes, com máquinas simples, apresentavam-se nos eventos e fotografavam o que achavam de interesse. Os repórteres, através de entrevistas ou pesquisas, relatavam num rascunho o que, mais tarde, seria uma autêntica reportagem. O PETROESCOLAR era distribuído entre os alunos, seus familiares e amigos. As fotos eram expostas num jornal mural, no pátio da Escola, enriquecidas com explicações a título de legendas.
Contudo, algumas idéias me surgiram aos poucos. Para que aqueles alunos tivessem mais motivações para ler e escrever (esse o objetivo principal do Clube de Imprensa), resolvi criar alguns exercícios com base em práticas teatrais adaptadas. Ou seja, pesquisas e, por elas, criação de pequenas estórias. Tudo com liberdade de criação. E em pequenos grupos. Essas estórias, por fim, eram apresentadas de várias maneiras, para mim, entre elas a dramatização. E uma dessas estórias, escrita pela aluna EFIGÊNIA MARIA BARRETO MONÇÃO, hoje jornalista, foi publicada no periódico A TRIBUNINHA, encarte do jornal   A TRIBUNA da cidade de Santos-SP/Brasil.
Roberto Villani paraninfo da primeira turma de formandos da EPSP, 1968.

Todo esse trabalho era feito em sala de aula. Com o sucesso surpreendente dos resultados desse trabalho,  o Dr  PLAUTO ANTUNES RODRIGUES decidiu dispor de um ônibus para transportar os alunos componentes do Clube de Imprensa em horários especiais, para a Escola, a fim de que nada pudesse interromper suas atividades.

Na verdade, a partir desses resultados, resolvi oferecer àqueles alunos também aulas de teatro ,através das quais algumas peças foram montadas: 'Na Beira da Lagoa', 'Circo de Bonecos' (estas duas com  direção de José Greghi Filho), 'Por Causa da Tilivisão' e 'Hamle...Totó'.




Nenhum comentário:

Postar um comentário